Ambiente em Sala de Aula

Aulas de Campo

Visitas de Estudo

Instalações e
Recursos Tecnológicos

Parque Botânico do
Campo Alegre

Jardim Botânico do Porto

Estudar no Estrangeiro

Testemunhos dos Estudantes

Corpo Docente
de Arquitetura Paisagista

Corpo Docente
de Outras Áreas

Estudantes de Doutoramento
de AP e APEU

noFace

Investigadores

ESTUDAR EM ARQUITETURA PAISAGISTA

Ao nível da Licenciatura, as competências manifestam-se, particularmente, no projeto e na gestão de espaços públicos urbanos de pequena e média dimensão, estruturas verdes, parques e jardins públicos e privados, alicerçadas no conhecimento metodológico e técnico e na arte de projetar com a natureza, preparando, ainda, o ingresso no 2º ciclo (mestrado) para formação avançada em Arquitetura Paisagista.

A realização dos 2 ciclos de formação (licenciatura – 180 ECTS e mestrado – 120 ECTS) – reconhecidos pela APAP (Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas) e pela EFLA (European Foundation of Landscape Architecture) – conduz ao exercício profissional pleno como Arquiteto/a Paisagista.

Competências

Saídas Profissionais

DOCENTES

Paulo Marques

Professor Associado
Projeto de Espaço Público
Biodiversidade Urbana

Teresa Marques

Professora Auxiliar
História da Arquitetura Paisagista
Recuperação de Jardins Históricos

Maria José Curado

Professora Auxiliar
Ordenamento de Território
Políticas de Paisagem

Isabel Silva

Professora Auxiliar
Avaliação de Impacte Visual
Saúde e Bem estar

Cláudia Fernandes

Professora Auxiliar
Vegetação em Espaço Urbano
Técnicas de Gestão de Espaços Verdes

José Miguel Lameiras

Professor Auxiliar
Técnologias de Informação
Técnicas de Construção

Catarina Patoilo

Prof. Auxiliar Convidada

Luís Guedes de Carvalho

Assistente Convidado
Projeto de Espaço Público
Técnicas de Construção

Gonçalo Andrade

Assistente Convidado
Projeto de Espaço Público
Vegetação e Manutenção

Nuno Costa

Assistente Convidado
Projeto de Espaço Público
Técnicas de Construção

Joni

Jóni Vieira

Assistente Convidado

noFace

Manuel Rebelo

Investigador

fotodavidcampos (Personalizar)1

David Campos

Assistente Convidado

ESTUDANTES DE DOUTORAMENTO

Domingas Vasconcelos

Doutoramento em Arquitetura
Paisagista e Ecologia Urbana

Filipa Santiago

Doutoramento em Arquitetura
Paisagista e Ecologia Urbana

202012125 (Personalizar)

Juliana Rodrigues

Doutoramento em Arquitetura
Paisagista e Ecologia Urbana

fotoDN

Duarte Natário

Doutoramento em Arquitetura
Paisagista e Ecologia Urbana

Heloisa Antunes

Doutoramento em Arquitetura
Paisagista

fotodavidcampos (Personalizar)1

David Campos

Doutoramento em Arquitetura
Paisagista

AMBIENTE ACADÉMICO

O departamento de Arquitetura Paisagista no Edifício 6 da Faculdade de Ciências trata-se efetivamente de um espaço bastante acolhedor. A sua localização e composição permitem a rápida adaptabilidade de qualquer estudante ao lugar e uma imediata conexão com todos aqueles que o frequentam. O fácil acesso a áreas de lazer, espaços verdes e até mesmo outras salas permitem criar o equilíbrio entre repouso e trabalho no dia a dia de cada um.

O curso em si semeia um forte contacto entre os estudantes devido à grande importância do trabalho em grupo tão característico desta área. Deste modo, promove-se o desenvolvimento do companheirismo entre todos, permitindo cada um atingir os seus objetivos a partir da entreajuda e não da competição.

AULAS DE CAMPO

Dado que a Arquitetura Paisagista se relaciona maioritariamente com o desenho do espaço exterior, a presença de aulas de campo ao longo de cada semestre é inevitável. Recorrentemente, este tipo de aulas são feitas para visitar projetos já bem estabelecidos (onde se ganha conhecimento sobre a história do lugar, desenho da modelação e caminhos, composição dos diversos estratos de vegetação, etc.) ou para levantar informação sobre o espaço onde se irá projetar (medições, inquéritos, etc.).

Este tipo de aulas reforçam o caráter interdisciplinar do curso proporcionando aos estudantes a possibilidade de explorar e experienciar algo que não pode ser compreendido somente em ambiente de sala de aula.

JARDIM BOTÂNICO DO PORTO

O Jardim Botânico do Porto foi instalado na sua localização atual em 1951 pela Universidade do Porto. Este espaço de 4 hectares encontra-se aberto ao público e é alvo de estudo e visitado regularmente nas aulas de Arquitetura Paisagista. Revela-se um local de grande interesse botânico devido à diversidade, quantidade e maturidade de espécies, que se encontram organizadas em três grandes grupos distintos separados por patamares. +Info

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Para garantir que os estudantes consigam ter um bom percurso de aprendizagem nestas instalações, vários equipamentos se encontram ao dispor de cada um com o intuito de acelerar e/ou facilitar vários métodos de trabalho nas diferentes cadeiras do curso.

Atualmente, existem duas salas que permitem ter acesso a recursos tecnológicos. Está disponível uma sala de computadores que, apesar de ser utilizada para aulas de vez em quando, está aberta a todo o pessoal do departamento. Numa outra sala é possível encontrar um computador que é utilizado em simultâneo com uma Plotter, uma Impressora 3D e uma máquina CNC.

Com uma visão constante na inovação, pretende-se expandir esta lista de equipamentos com a implementação de outras tecnologias no sistema de ensino como o Drone e os Óculos de Realidade Virtual.

PARQUE BOTÂNICO DO CAMPO ALEGRE

O Parque Botânico do Campo Alegre tem uma área total de 13 hectares e estende-se em torno dos edifícios da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Este projeto da responsabilidade cientifica do Professor Paulo Farinha Marques contem o Jardim Botânico, o Jardim Silvestre, o Jardim Mediterrânico, o Jardim do Fosso, o Pinhal dos Cedros, os jardins da Casa Primo Madeira e o Jardim Burmester. +Info

PD: APEU

O Programa de Doutoramento em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana (PDAPEU/Programa Link) pretende contribuir para o estado actual da discussão da teoria e métodos em Arquitectura Paisagista, aprofundando áreas estratégicas como o projecto em arquitectura paisagista, o planeamento e a ecologia urbana, a estética da paisagem, a psicologia e sociologia ambiental, e outras matérias que constituem domínios do saber em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana. Implica, por isso, o desenvolvimento de capacidades de relacionamento e discussão multidisciplinar entre arte (desenho, projecto e crítica) e ciência (processos biológicos, planeamento e gestão).

A longo prazo, o resultado deste Programa Doutoral irá permitir a participação profissional de técnicos preparados para a investigação e o apoio à decisão e, consequentemente, para uma defesa efectiva da qualidade da paisagem. Seguindo modelos adoptados no resto da Europa e Estados Unidos, a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto criaram conjuntamente este programa doutoral, em conformidade com as indicações de Bolonha. Estas oferecem, desde 2009, o Programa Link com 180 ECTS, dos quais 60 em unidades curriculares ministradas por professores especialistas nacionais e estrangeiros. Actualmente encontram-se a frequentar o programa 5 alunos estando prestes a iniciar-se a terceira edição do programa sendo a Universidade do Porto, a universidade de acolhimento.
Informação Institucional 
Página do curso na Faculdade de Ciências – Link

Pedido de Informações
pd.apeu.diretor@fc.up.pt

Acreditações
Reconhecimento pela Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas (IFLA) – Link
Reconhecimento pela Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) – Link
Membro do Conselho Europeu de Escolas de Arquitetura Paisagista (ECLAS)  

1º ANO

ANUAL

Seminário de Orientação +Info

1º SEMESTRE

Seminário de Teoria e Métodos em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana +Info

Opção PDAPEU
A unidade curricular opcional deverá ser de nível de doutoramento e está sujeita a validação da Comissão Científica do curso. Os créditos optativos podem ser adquiridos por creditação de formação obtida ou realizada em programas congéneres, nacionais ou estrangeiros.

2º SEMESTRE

Projeto Avançado em Arquitetura Paisagista +Info

2º ANO

ANUAL

Elaboração e defesa da tese +Info

3º ANO

ANUAL

Elaboração e defesa da tese +Info

PD: AP

Arquitetura Paisagista é uma área de conhecimento interdisciplinar que combina Ciência e Arte. Sustenta-se nas ciências naturais, sociais e tecnológicas, nas artes e humanidades. A paisagem é a matéria de estudo e intervenção. Os arquitetos paisagistas planeiam, projetam e gerem os espaços exteriores onde as pessoas vivem, trabalham e se recreiam, harmonizando valores estéticos, funcionais e ambientais. +Info
Informação Institucional
Página do curso na Faculdade de Ciências – Link

Pedido de Informações
Diretora do doutoramento: Teresa Portela Marques pd.ap.diretor@fc.up.pt

Acreditações
Reconhecimento pela Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas (IFLA) – Link
Reconhecimento pela Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) – Link
Membro do Conselho Europeu de Escolas de Arquitetura Paisagista (ECLAS)  

1º, 2º & 3º ANO

ANUAL

Tese +Info

M: AP

São objetivos específicos do Ciclo de Estudos de Mestrado em Arquitetura Paisagista proporcionar competências em projeto de arquitetura paisagista, planeamento e gestão da paisagem nomeadamente vocacionados para a intervenção em espaço urbano, paisagens culturais e naturais, espaço rural e recuperação da paisagem.
Estas competências são adquiridas a partir do conhecimento dos processos naturais e culturais que suportam os processos contínuos de formação das paisagens e são orientadas para a intervenção sustentável no ambiente. Para tal, é fundamental conhecimentos metodológicos e funcionais associados ao desenvolvimento do processo criativo e assenta no conhecimento de áreas específicas do conhecimento nas humanidades, nas ciências aplicadas e na técnica.
Informação Institucional 
Página do curso na Faculdade de Ciências – Link

Pedido de Informações
m.ap.diretor@fc.up.pt

Acreditações
Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) – Link
Reconhecimento pela Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas (IFLA) – Link
Reconhecimento pela Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) – Link
Membro do Conselho Europeu de Escolas de Arquitetura Paisagista (ECLAS)  

1º ANO

1º SEMESTRE

Projeto de Espaço Público
Obter capacidade de caraterizar, criar, organizar, representar, quantificar e dimensionar intervenções paisagísticas complexas e pormenorizadas. +Info

Vegetação na Paisagem
Conhecer as principais formações vegetais e espécies geradoras da paisagem Portuguesa. +Info

História e Crítica da Paisagem
Aquisição e aprofundamento dos conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens de amenidade particularmente daquelas que foram criadas nas Idades Moderna e Contemporânea. +Info

Ordenamento do Território 
Compreender os desafios da paisagem de hoje e do seu ordenamento com destaque para as dinâmicas urbanas e os atuais contextos socio económicos nomeadamente o crescimento demográfico, os recursos naturais e os riscos ambientais. +Info

2º SEMESTRE

Políticas de Paisagem
Compreender a origem, conceitos e impactos das políticas públicas com uma dimensão territorial explícita, a nível europeu e nacional, com ênfase nas políticas regionais, políticas ambientais e de conservação da natureza, políticas agrícolas e florestais, políticas da água e políticas energéticas. +Info

Projeto de Recuperação de Paisagens Culturais
Reconhecer o património paisagístico como um valor inestimável para a história da Humanidade e a importância das ações de conservação para a perpetuação desse património. +Info

Projeto de Vegetação e Regeneração da Paisagem
Conhecer os principais tipos de intervenção e desenho regenerativo com vegetação para as situações mais recorrentes de espaços exteriores degradados no contexto atual, com recurso a técnicas e materiais de baixo custo e longa duração. +Info

Planeamento e Desenho Urbano
Aquisição de competências em matérias relacionadas com a gestão da paisagem, com enfoque nos Planos Municipais de Ordenamento do Território, em particular a figura Plano de Urbanização e a sua articulação com o Plano Diretor Municipal e o Plano de Pormenor. +Info

2º ANO

1º SEMESTRE

Projeto de Estruturas Verdes Urbanas
Definir, identificar, mapear e desenhar a esturutura verde urbana, desde a escala municipal à escala da malha urbana de proximimidade. +Info

Tecnologias de Informação em Planeamento e Projeto
Aquisição de competências avançadas ao nível do uso de ferramentas digitais como suporte ao processo de projeto e planeamento em Arquitetura Paisagista. +Info  

Métodos de Investigação em Arquitetura Paisagista
Aquisição de competências básicas de investigação e aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração de exercícios práticos e de uma proposta de investigação. +Info  

Planeamento e Gestão da Paisagem
Pretende-se consolidar conceitos de ordenamento, de ecologia e qualidade de paisagem valorizando os conhecimentos adquiridos em todas as restantes UCs. +Info

2º SEMESTRE

Estágio
Aquisição de conhecimentos e experiência que reforcem as competências necessárias ao exercício profissional da arquitetura paisagista. +Info

Dissertação
Cada estudante, enquadrado por um orientador, elaborará uma Dissertação, na qual abordará um tema relacionado com a Arquitetura Paisagista. +Info

Projeto
Demonstração competências para desenvolver projeto de execução em Arquitetura Paisagista. +Info

L: AP

Ao nível da Licenciatura, as competências manifestam-se, particularmente, no projeto e na gestão de espaços públicos urbanos de pequena e média dimensão, estruturas verdes, parques e jardins públicos e privados, alicerçadas no conhecimento metodológico e técnico e na arte de projetar com a natureza, preparando, ainda, o ingresso no 2º ciclo (mestrado) para formação avançada em Arquitetura Paisagista.
Informação Institucional
Página do curso na Faculdade de Ciências – Link
Página da Direção Geral do Ensino Superior – Link

Pedido de Informações 
lic.ap.diretor@fc.up.pt

Acreditações
Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) – Link
Reconhecimento pela Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas (IFLA) – Link
Reconhecimento pela Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) – Link
Membro do Conselho Europeu de Escolas de Arquitetura Paisagista (ECLAS)

1º ANO

ANUAL

Desenho
Através do desenho, o estudante adquire competências e capacidades de observação, de representação, de memorização, de expressão, de organização e de desenvolvimento projetual. +Info

1º SEMESTRE

Matemática
Aquisição de competências em conteúdos de geometria euclidiana plana, cálculo diferencial, e probabilidades e estatística. +Info

Elementos de Geologia
Reconhecimento da importância da interação dos processos geológicos endógenos e exógenos no estabelecimento do equilíbrio que determina a modelação da superfície e a formação da paisagem natural. +Info

Ecofisiologia Vegetal
Entender como a evolução das plantas está associada com as adaptações fisiológicas e morfológicas necessárias para uma vida terrestre. +Info

Introdução ao Projeto de Arquitetura Paisagista I
Iniciar a aprendizagem sobre organização e desenho do espaço exterior de pequena escala no âmbito do projeto de arquitectura paisagista, de acordo com princípios ecológicos, funcionais, sociais e estéticos. +Info

2º SEMESTRE

Diversidade das Plantas
Aquisição de conhecimentos sobre os grandes grupos vegetais, principais diferenças entre eles e sua evolução e caracterização. +Info

Análise e Interpretação da Paisagem
Desenvolver o conhecimento sobre conceitos fundamentais de paisagem e dinâmicas associadas bem como a capacidade de descrever e avaliar os seus elementos constituintes (unidades e componentes) em face de uma transformação (evolução/mudança). +Info

Pedologia e Hidrologia
Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos, líquidos e gasosos, podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes e conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais. . +Info

Introdução ao Projeto de Arquitetura Paisagista II
Desenvolvimento de competências ao nível do projeto de jardins de pequena escala, nomeadamente, análise do lugar, conceptualização e zonamento do espaço de acordo com os princípios da arquitetura paisagista, modelação do terreno e aplicação de material vegetal. +Info

2º ANO

1º SEMESTRE

Informação Geográfica em Arquitetura Paisagista
Aprender noções elementares sobre as diferentes técnicas de aquisição de informação Geográfica, quer por técnicas de levantamento no campo, quer a partir de imagens aéreas e de satélite. +Info

Técnicas de Construção Aplicadas ao Projeto
Aquisição de competências na execução de peças técnicas constituintes do projeto de execução em Arquitetura Paisagista. +Info

Tecnologias de Representação da Paisagem
Explorar o potencial que a representação desempenha no processo de projeto e as competências necessárias para criar essas representações. +Info

Agricultura I
Compreender que a agricultura desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade. +Info

Projeto de Aplicação de Vegetação I
Aquisição de conhecimento em vegetação e espécies de plantas na paisagem urbana no âmbito da sua aplicação em projeto de arquitetura paisagista. +Info  

2º SEMESTRE

Agricultura II
Desenvolver uma visão integradora da agricultura na promoção de serviços ecossistémicos. +Info

Ecologia Geral
Aquisição de conhecimentos relativos a ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, populações, comunidades e biomas. +Info

Técnicas de Manutenção Aplicadas ao Projeto
Obter o conhecimento técnico para a prática de arquitetura paisagista em qualquer dimensão de ambiente profissional: conceção, instalação e/ou fiscalização, manutenção e gestão de espaços verdes. +Info

Projeto de Aplicação de Vegetação II
Aquisição de conhecimento em vegetação e espécies de plantas na paisagem urbana no âmbito da sua aplicação em projeto de arquitetura paisagista. +Info 

Tecnologias de Visualização da Paisagem
Aquisição da capacidade de desenvolver um projeto de arquitetura paisagista com recurso a ferramentas avançadas de modelação tridimensional, sobretudo ao nível da modelação do terreno e do projeto de vegetação.  +Info

3º ANO

ANUAL

Urbanística
Reflexão acerca dos significados inerentes aos contextos e processos de conformação e evolução da cidade e dos territórios da urbanização, observando os resultados dos diversos modelos, formas e escalas de atuação, no quadro dos respetivos agentes e pressupostos técnicos e operativos. +Info

1º SEMESTRE

Gestão dos Espaços Exteriores
Aprender a realizar um plano de gestão para espaços verdes pré-existentes tomando consciência do impacto das opções de gestão e ações de manutenção na evolução desse espaço verde e de como devem ser executadas de modo a atingirem-se as intenções projetuais. +Info

Introdução à História da Arte
Desenvolver competências básicas de análise e crítica de arte, com destaque para domínios artísticos, formas de expressão e produções que incidam sobre o objeto do exercício profissional do arquiteto paisagista. +Info

Projeto de Espaços Exteriores I
Adquirir/ consolidar competências para levantar e analisar o local; apresentar um programa de intervenção e uma proposta de desenho para espaços públicos de pequena e média dimensão; apresentar um estudo prévio. +Info

Biogeografia
Entender a influência de fatores ecológicos e biológicos na riqueza e diversidade específicas a diferentes escalas espaciais e temporais. +Info

Introdução ao Ordenamento do Território
Aquisição de competências de análise e interpretação da paisagem, com base no estudo das variáveis do território. +Info

Opções(AP/QACUP e/ou DP/CTT)

2º SEMESTRE

Projeto de Espaços Exteriores II

Conceber e pormenorizar a organização e o desenho do espaço exterior de proximidade (exº. pequenos parques, jardins, praças ajardinadas e estruturas verdes de pequena escala – até 3 ha) de acordo com princípios de otimização ambiental e ecológica, de inclusão social e de qualidade estética da paisagem. +Info


História da Arquitetura Paisagista

Dar a conhecer e debater os momentos fundamentais da evolução do desenho do espaço exterior de amenidade em relação com os diferentes contextos geográficos e culturais, necessários para o desenvolvimento de competências para a crítica da paisagem e para a intervenção em paisagens de valor histórico-cultura. +Info


Opções(AP/QACUP e/ou DP/CTT)