Previous
Next
A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto é responsável pela gestão, valorização e tratamento de resíduos urbanos. De forma a mitigar os efeitos ambientais decorrentes da deposição de resíduos e do encerramento, selagem e recuperação paisagística do antigo aterro sanitário em Baguim do Monte surgiu o Parque Aventura LIPOR.
O Parque Aventura, um espaço verde com aproximadamente 18 hectares, localiza-se nas instalações da LIPOR em Baguim do Monte (Gondomar). Este é um espaço de recreio e lazer, ao ar livre, desenvolvido para promover a exploração do espaço exterior associado à atividade física, mas também é um espaço com um elevado potencial para a promoção da biodiversidade, algo ainda por explorar e desenvolver.
A proximidade à cidade do Porto, juntamente com a facilidade dos acessos (proximidade à linha ferroviária do Minho e à autoestrada Porto-Vila Real) tornam a localização deste espaço privilegiada. Destaca-se, ainda, a ligação do Parque Aventura ao Trilho Ecológico do rio Tinto e a proximidade ao Parque das Serras do Porto, que potenciam a valorização ambiental local e o contacto da população com a natureza.
O Parque Aventura é um espaço onde se denota uma forte intervenção humana na paisagem, devido às formas rígidas e acentuadas no terreno, decorrentes da recuperação paisagística. Desta forma, uma das características que distingue e condiciona este espaço é a presença de taludes acentuados, de entre 15 e 50% de inclinação. A profundidade limitada do solo é, também, uma condicionante que se deve assinalar, pois estima-se que não alcance mais de 1m de altura. Ainda assim, existem algumas áreas planas, propicias ao recreio, onde se localizam diversos equipamentos lúdicos e desportivos.
A morfologia deste terreno pertencente à LIPOR, de forma aproximadamente piramidal, dá azo a que se verifique exposição solar em todos os quadrantes, criando tanto zonas mais frescas e sombrias (norte-nascente) como mais quentes e secas (sul-poente). Relativamente à estrutura verde existente, esta é composta maioritariamente por prados cortados regularmente e por algumas espécies lenhosas plantadas compassadamente e em linha. Existe neste espaço uma área utilizada para pastoreio de ovelhas, que acontece de forma ocasional, sendo que estas não se encontram no espaço de forma permanente.
Esta proposta de projeto de execução surge no decorrer de um processo criativo, amplamente explorado em contexto de estudo prévio.