O Parque do Verdeal localiza-se no município de Santo Tirso, nas margens do Rio Vizela. A área de intervenção conta com cerca de 2 hectares na freguesia de Vila das Aves, margem direita, e 1 hectare na freguesia de São Tomé de Negrelos, margem esquerda. Na freguesia de Vila das Aves, a área de intervenção desenvolve-se entre a estação ferroviária de Vila das Aves e o Rio Vizela. Carateriza-se pela exposição solar a sul, por declives muito acentuados e pela existência, a nascente, de uma pequena bouça de carvalhos, sobreiros, castanheiros e eucaliptos, constituindo um valor natural e patrimonial a preservar.
O seu estado de conservação revela alguns constrangimentos, nomeadamente o depósito de resíduos e restos de obra, numa extensão expressiva, desenvolvendo um talude que cobre o terreno original, eventualmente ocultando estruturas construídas como muros de contenção. A existência de um poste de média tensão, para além da intrusão visual que já constitui, condiciona a qualidade funcional e estética do futuro parque, pelo deve ser relocalizado ou sujeito ao enterramento das linhas de transporte de energia. A não remoção das linhas compromete as possibilidades de plantação de elementos arbóreos no Parque.
Com exceção para a da zona da bouça, os cobertos vegetais estão dominados por silvados e vegetação ruderal e algumas árvores isoladas sem especial distinção; este conjunto acentua o ar de abandono que menoriza o espaço. A cotas mais altas, na área de contacto com a rua dos Correios (“rua da estação”), o terreno manifesta declives que permitem um uso direto sem grande esforço, desenvolvendo-se para o rio em declives acentuados, difíceis de utilizar num contexto de espaço público.
Na margem esquerda, freguesia de São Tomé de Negrelos, a área de intervenção desenvolve-se no espaço entre a Rua do Espírito Santo – Estrada Nacional 105 e o Rio Vizela. Carateriza-se pela exposição solar a norte e declives muito acentuados. Neste local está prevista a futura ligação do parque ao projeto de requalificação e valorização ambiental do Rio Vizela, prevendo-se a construção de um corredor de circulação pedonal nas margens do Rio Vizela. Ao longo da estrada nacional 105 há potencial para a criação de acessos e pontos de miradouro para o parque do verdeal. É também uma unidade espacial exigente em criação de estruturas construídas que agilizem a sua fruição pública, mas muito importante para promover uma nova relação do rio com a população.