O Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto é concebido como um centro de pensamento, reflexão e ação em relação à paisagem. Estuda a paisagem, desenvolve instrumentos para a sua monitorização, prepara propostas e sensibiliza a sociedade para uma melhor proteção, gestão e planeamento da paisagem no contexto do desenvolvimento sustentável.

MARIA JOSÉ CURADO

Diretora | Arquiteta Paisagista

Mª José Curado é Licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa, em 1994, Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano na Universidade do Porto (Faculdade de Arquitetura e Faculdade de Engenharia) em 1998 e Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro, em 2003.

​ Professora Auxiliar na Universidade do Porto desde 2003 nos cursos de Arquitetura Paisagista, tendo participado também em vários mestrados relacionados com ordenamento do território. Membro do Conselho Pedagógico entre 2007 e 2018. Membro da Comissão Executiva do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, FCUP, entre 2015 e 2018. Fundadora e Diretora do Observatório de Paisagem da FCUP, desde Outubro de 2017.

É membro do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto desde 2006, onde desenvolve investigação nas áreas da ecologia da paisagem, gestão da paisagem, ordenamento do território e ordenamento e desenho urbano. ​

Em 2002 foi Assistente Convidada no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, tendo lecionado disciplinas no curso de Planeamento Regional e Urbano.

​ Entre 1994 e 2003 fez investigação no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e desenvolveu atividade privada com diversos gabinetes de arquitetura, engenharia, planeamento e urbanismo.

TERESA PORTELA MARQUES

Vogal | Arquiteta Paisagista

Arquitecta Paisagista, doutorada pelo Instituto Superior de Agronomia (U.Lisboa), é professora auxiliar nos cursos de Arquitectura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/INBIO ). A sua investigação desenvolve-se, fundamentalmente, no âmbito da história e crítica das paisagens de amenidade, particularmente das que foram desenhadas no século XIX e primeiras décadas do século XX, assim como no domínio do estudo e recuperação de paisagens de valor histórico e cultural sendo autora de vários textos e projectos neste domínio.

JOSÉ MIGUEL LAMEIRAS

Vogal | Arquiteto Paisagista

Arquitecto Paisagista, Professor Auxiliar de Arquitectura Paisagista no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Universidade do Porto. É investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS – CIBIO). A sua investigação centra-se na regeneração urbana através do uso de soluções baseadas na Natureza, com especial enfoque na utilização de tecnologias digitais para o desenho sustentável. É o coordenador do CIBIO no projeto H2020 “URBiNAT – Corredores saudáveis ​​para a cocriação de soluções ​​baseadas na natureza”. Na sua prática profissional em Arquitectura Paisagista, colaborou com o atelier GHB (Copenhaga, Dinamarca). Desenvolve projectos de extensão universitária de Arquitetura Paisagista na Universidade do Porto, sendo de destacar a sua participação nos projetos dos Parques do Campus Universitário da Asprela (Porto).

ÁLVARO DOMINGUES

Geógrafo | FAUP

Álvaro António Gomes Domingues nasceu em Melgaço, em 1959.

É Geógrafo, doutorado em Geografia Humana e professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), nos cursos de mestrado integrado e doutoramento e do curso de doutoramento Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos do ISCTE, em Lisboa. É investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP). Foi colaborador da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

PAULO FARINHA MARQUES

Arquiteto Paisagista | FCUP

Paulo Farinha Marques é professor associado de Arquitetura Paisagista na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal (pfmarque@fc.up.pt).

​ Formou-se em Arquitetura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia – Universidade Técnica de Lisboa (1988) e doutorou-se na Universidade de Sheffield, Faculty of Architectural Studies (UK), também em Arquitetura Paisagista (1999). ​

​ Desde 1996 tem combinado a docência com a elaboração de projetos de arquitetura paisagista a várias escalas. ​

​ As suas áreas principais de interesse são o ordenamento e desenho de estruturas verdes do ponto de vista ecológico, social e estético (jardins, parques e matas de recreio, corredores verdes) o estudo da vegetação na paisagem, o estudo da biodiversidade urbana e a avaliação do caráter da paisagem.

​ Tem publicado sobre estrutura verde, biodiversidade e paisagem, bem como tem desenvolvido projetos de planeamento, desenho e gestão da paisagem, os quais têm sido maioritariamente implementados.

PAULO PINHO

Engenheiro Civil | FEUP

Paulo Manuel Neto da Costa Pinho (Porto, 1956) é Professor Catedrático de Planeamento do Território e Ambiente no DEC/FEUP desde 1998.

Fundador e Diretor do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (FCT – UP/UC), esteve na origem e foi o Diretor das primeiras edições do Programa Doutoral FCT em Planeamento do Território (UP/UC) e do Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano (FEUP/FAUP).

Foi eleito em 2014 Secretário Geral da Associação Europeia das Escolas de Planeamento Urbano – AESOP, para o mandato 2015-2019.

Licenciado em Engª Civil em 1978 (FEUP), obteve o Diploma de Pós-graduação (Curso de Mestrado) em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Strathclyde em 1982, e o seu Doutoramento em Planeamento e Política de Ambiente na Universidade de Strathclyde, Glasgow, em 1985. Prestou provas de Agregação na FEUP em 1997.

É autor (ou co-autor) de mais de 100 publicações, entre artigos científicos, capítulos de livros, e livros publicados em Portugal e no Reino Unido. Foi Membro do Conselho Superior de Obras Públicas, Consultor da Comissão Europeia (DGXI), Consultor do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, e Assessor da Comissão de Coordenação da Região do Norte.

Da sua atividade profissional destaca-se a Coordenação do Plano de Expansão do Metro do Porto, a Coordenação do Plano Regional de Ordenamento do Território dos Açores e a Coordenação dos Planos Diretores Municipais de Espinho e de Valongo e do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Maia. Atualmente coordena a elaboração do Plano Nacional de Timor Leste, a elaboração do Plano Diretor Municipal do Funchal e a elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável de Matosinhos.

Principais áreas de investigação: metabolismo urbano, cidades de baixo carbono, morfologia urbana e desempenho energético, dinâmicas metropolitanas, mobilidade e acessibilidade urbana.  

JOSÉ RIO FERNANDES

Geógrafo | FLUP

Professor Catedrático em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ​

Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos. ​​

Editor da GOT – Revista de Geografia e Ordenamento do Território. ​​

Especialista em urbanismo, ordenamento e desenvolvimento do território, geografia do comércio e políticas públicas.

HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS

Arquiteto Paisagista

Henrique Pereira dos Santos é casado e pai de quatro filhos.

​ Trabalhou em áreas protegidas e conservação da natureza mais de trinta anos, incluindo no ordenamento e gestão de áreas protegidas e Rede Natura 2000.
Tem estudado a evolução da paisagem rural de Portugal continental no século XX e sua relação com a dinâmica da biodiversidade. ​

Publicou os livros “Do tempo e da paisagem”, “O gosto de Sicó” e “Portugal: paisagem rural”  

PERE SALA I MARTÍ

Diretor do Observatório de Paisagem da Catalunha

Entre 2005 e 2017 foi o Coordenador do Observatório de Paisagem da Catalunha tendo supervisionado a elaboração dos Catálogos de Paisagem da Catalunha.

O seu trabalho foca-se na integração da paisagem nas políticas públicas da Catalunha, na implementação de políticas de paisagem na Europa, e na articulação entre paisagem e desenvolvimento, desde a escala nacional à escala local. Dá especial ênfase às paisagens emergentes

Colabora com o Conselho da Europa e é ainda o Secretário-Geral da organização não-governamental internacional CIVILSCAPE.

Professor do Mestrado ‘Intervenção e Gestão da Paisagem’ da Universidade Autónoma de Barcelona. Colabora ainda com outros cursos pós-graduados. ​

Editor, co-editor ou autor de livros de vários livros: “Lo sublime contemporáneo. Paisajes de la perplejidad” (2018); “Landscape Catalogues of Catalonia. Metodology” (2016); “Landscape planning at a local level in Europe“ (2015); “Catàleg de paisatge. Comarques Gironines” (2014); “Catàleg de paisatge. Les Terres de l’Ebre” (2013); “Catàleg de paisatge. El Camp de Tarragona” (2012); “Catàleg de paisatge. Les Terres de Lleida” (2010); “Landscape and public participation” (2010); “Challenges of the Implementation by the European Region of the Directive on Strategic Environmental Assessment” (2001); “L’evolució del paisatge de Sant Feliu de Guíxols”.  

TERESA ANDRESEN

Arquiteta Paisagista

Teresa Andresen é arquiteta paisagista e engenheira agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia, tendo realizado o seu mestrado em Arquitetura Paisagista na Universidade de Massachusetts (EUA), e o doutoramento na Universidade de Aveiro, em 1992. ​

Esteve ligada ao ensino superior durante cerca de 30 anos, tendo iniciado a sua carreira docente no Instituto Superior de Agronomia em Arquitetura Paisagista, passando  pela Universidade de Aveiro em Planeamento Regional e Urbano e terminando na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde introduziu a área disciplinar de arquitetura paisagista. ​ ​

Desenvolveu diversas prestações de serviço à comunidade tendo estado envolvida em diversos projetos de investigação e é autora de diversas publicações. ​ ​

Tem desempenhado diversos cargos internacionais e em Portugal exteriores à Universidade, dos quais se destacam: Membro do Conselho Científico da Agência Europeia do Presidente da EFLA European Foundation for Landscape Architecture, presidente do Instituto da Conservação da Natureza, Ministério do Ambiente. Foi Presidente da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, Diretora do Parque da fundação de Serralves, Diretora do Jardim botânico do Porto. ​ ​

Atualmente exerce atividade de consultoria como profissional liberal.  É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, perita de Portugal na Comissão Permanente do Património Mundial da UNESCO e Presidente da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

EDUARDO VITOR RODRIGUES

Presidente da Área Metropolitana do Porto

JOSÉ CANGUEIRO

Arquiteto Paisagista | CCDRN

Realizou funções de dirigente na DRAEM e realizou e realiza funções de técnico e dirigente na CCDR-N, mais concretamente na direção de serviços de ordenamento do território.

DUARTE NATÁRIO

Duarte Natário (Porto, 1987) é Arquiteto Paisagista, com mestrado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Inicia a sua actividade profissional em 2010 tendo colaborado em gabinetes como TOPOTEK1 (Berlim), CC atelier de arquitectura (Macau), Global, Arquitectura Paisagista (Lisboa). Recebeu em 2012 uma bolsa de investigação da IFLA (Sir Geoffrey Jellicoe) com tese sobre a paisagem agrícola em Roma. Realiza o documentário Tudo é Paisagem, sobre a história da Arquitectura Paisagista em Portugal (com apoio da APAP). Inicia em 2020 o atelier de Arquitectura Paisagista Terra.

CLARA COSTA

Clara Queiroz da Costa nasceu na cidade do Porto, em 1996. Licenciada e Mestre em Arquitetura Paisagista na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi vice-presidente da PLANEAR – Núcleo de Arquitectura Paisagista do Porto, no mandato de 2017-2019. Em 2019, no âmbito do mestrado, estagiou no Observatório da Paisagem da Catalunha, onde desenvolveu como tema de investigação a aplicação da Convenção Europeia da Paisagem, com o título “Proposal of a National Landscape Policy for Portugal”. É membro da Iniciativa Latino Americana da Paisagem (Iniciativa LALI), desde 2020. Atualmente, é Técnica Superior na Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM, onde exerce funções no âmbito da arquitetura paisagista.